domingo, 16 de dezembro de 2012

Mexidas Noturnas do Bê

O momento do dia em que mais sinto Bernardo mexer é a noite! Após estar relaxada, alimentada e deitadinha pra dormir. Ontem foi engraçado demais, estava com o controle remoto da tv na barriga e de repente o controle começou a se movimentar, tomei um susto e chamei meu marido pra observar as mexidas na barriga. Começou a dar pra ver a olho nú os movimentos dele, me emocionei e o coração foi parar na boca quando eu vi minha barriga fazendo pequenas ondinhas... kkk

Hoje minha cunhada, madrinha de Bernardo passou o dia conosco  e não tirava a mão da minha barriga tentando sentir o dindinho mexer e ele só de pirraça nadinha de dar o ar da graça! Fiquei até um pouco preocupada, será que meu filhote vai trocar o dia pela noite quando nascer? Fui pesquisar na internet o motivo de eu sentí-lo com mais intensidade à noite e cheguei a algumas matérias bem interessantes:

Vila Mulher (Site Terra):

Os movimentos do bebê se dão desde os primeiros meses de vida, mas a mãe só começa a percebê-los a partir do quinto mês, em média. Quando é o primeiro filho, geralmente essa percepção ocorre um pouco mais tarde, enquanto mulheres com vários filhos já podem começar a perceber a movimentação a partir do quarto mês.

Geralmente o feto se aquieta quando a mãe fica muito tempo sem se alimentar ou está muito atarefada. "Além disso, o bebê não sabe se é dia ou noite e é muito comum ele se movimentar mais à noite, quando a mãe chega em casa, se alimenta e vai repousar", diz Dra. Denise.

Ela completa: "A movimentação também pode ter relação com o bem-estar da mãe. As mais ativas, saudáveis, com alimentação balanceada, que não usam medicamentos, álcool ou drogas e, principalmente, que estimulam os bebês conversando com eles, demonstrando carinho, vão gerar bebês saudáveis, felizes e que vão se movimentar mais ativamente."

Sintomas da Gravidez.Com:

Os movimentos fetais começam a ser percebidos entre 18 e 20 semanas. A medida que o feto vai crescendo, seus movimentos vão ficando mais intensos e demorados, podendo inclusive, ser estimulados com sons externos como buzina de bicicleta usada como teste de bem estar fetal.

Quanto mais o feto mexe, mais tranqüila a mãe deve estar, pois os movimentos estão ligados diretamente a boa vitalidade fetal. O feto não dorme junto com a mãe. Seu ritmo é diferente, e a cada 60 a 80 minutos de atividade, o feto dorme em média 20 minutos.

No final da gestação (após o 7° mês), a paciente deve acostumar-se a deitar sempre do lado esquerdo. Esta posição melhora a circulação renal da mãe, liberando mais toxinas maternas e fetais, e melhora a circulação placentária com melhora da oxigenação do feto. 



Baby Center:

Quantos chutes devo sentir por dia?
Não existe um número exato de chutes por dia para se ter certeza de que tudo vai bem, e mesmo que você resolvesse marcar para contar para o médico, os resultados não seriam precisos e poderiam causar preocupação sem necessidade. 

O melhor a fazer é observar o padrão de movimentos do seu filho durante as horas ativas do dia. À medida que sua gestação progride, fica mais fácil entender o ritmo do bebê. Cada criança tem um padrão diferente de sono e atividade, mas você acaba percebendo o que é típico da sua. 

Caso note alguma mudança nesse padrão, converse com seu médico o mais rápido possível. 

De 20 a 24 semanas

A atividade do bebê vai aumentando gradualmente. A partir de agora, o bebê terá um período mais agitado durante o dia, com muitos chutes e cambalhotas. 

De 24 a 28 semanas

Pode ser que você note agora os soluços, que vão explicar os pulinhos que você vai sentir de vez em quando. O saco amniótico contém até 750 ml de líquido nessa fase, o que permite ao bebê se movimentar bastante. Ele consegue ouvir, por isso você pode perceber que ele reage a barulhos altos. 

29 semanas

Seu bebê vai começar a fazer movimentos mais definidos e menos bruscos, já que está mais contido pelas paredes da sua barriga. 

32 semanas

O nível de atividade chega ao auge. Depois desta semana, você vai notar uma diminuição de movimentos, algo bastante normal devido ao menor espaço dentro do útero para ele se mexer. 

Já vi que não preciso me preocupar com os hábitos noturnos do Bê, afinal, provavelmente estou tão entretida com a rotina corrida que nem percebo! Tem coisa mais gostosa do que sentí-los pintando muito dentro da nossa barriga? Não mesmo!!

Nathalie

Nenhum comentário:

Postar um comentário