quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

PATRA - Programa Social do Ministério Público

Estou procurando muito uma empregada doméstica fixa, mas está bem difícil. Enquanto não encontro, vou me virando com diaristas. Ter uma diarista que me agradasse 100% nunca foi fácil, não que eu seja exigente demais, mas porque mão de obra qualificada está cada vez  mais raro de se encontrar. A única "perfeita" que tive, deixou de me ajudar quando me mudei de casa, pois ficou inviável pela distância, é muito longe de onde ela reside, que sofrimento foi pra mim abrir mão...
Após me mudar encontrei uma bem tranquila, proativa e de confiança. As vezes ela pecava em bobagens mas conversando sempre dava pra manter. Antes do reveillon ela me avisou que não poderia mais me ajudar por havia arrumado um emprego de vendedora, fiquei feliz por ela e triste por mim, o que fazer?
Preciso de uma diarista de confiança (referência), que fique sozinha em casa pois nós dois (eu e meu marido) trabalhamos o dia inteiro, ela também precisa não ter medo de cachorro e precisa executar com atenção meus métodos de organização e listinhas de tarefas.



Lembrei que algum tempo uma amiga tinha me falado de um programa do ministério público, que selecionava e disponibilizava um cadastro de profissionais autônomos, inclusive diaristas. Eles checam referências, antecedentes criminais e fazem uma avaliação a cada dia trabalhado. Tive um pouco de dificuldade em encontrar o número mas fuçando o Google, encontrei a solução temporária para o meu problema.

Para que vocês entendam o que é o PATRA

PATRA 

Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo oferece serviços de profissionais autônomos e trabalha com um cadastro de mais de 1000 trabalhadores de diferentes especialidades. As categorias mais requisitadas pelos clientes são as de agente de limpeza, serviço de lavanderia, costureira, doceira, jardineiro, garçom, eletricista, carpinteiro, encanador, pedreiro, pintor e congeladora. O trabalhador é qualificado e encaminhado para as oportunidades de trabalho demandadas, durante um período que lhe permita a criação da sua própria clientela.
A qualificação assume papel relevante no processo, pois prepara o profissional para o enfrentamento dos desafios de um mercado cada vez mais competitivo.
Em 2003 foram atendidas mais de 76.000 solicitações de serviços. Para 2004, queremos ultrapassar a marca de 100.000 atendimentos, considerando as novas unidades de Itamaraju e Alagoinhas, que passam a oferecer o serviço.
A qualidade do serviço prestado aos usuários também é avaliada pelo PATRA. Obtivemos um índice de satisfação de clientes superior a 95%, o que vem garantindo um aumento contínuo das solicitações e dos atendimentos.

Endereços e telefones dos Postos. Onde você pode requisitar um profissional:
Salvador:
Av. Juracy Magalhães Jr., s/n, Rio Vermelho(atrás da CEASA do Rio Vermelho). Telefone: (71)3117-2828
Lauro de Freitas:
Estrada do Coco, km 02, Shopping Litoral Norte. Tel: (71)3378-1284;
Feira de Santana:
R. Des. Felinto Bastos, nº 450, Centro. Tel: (75)3623-5068;
Jequié:
R. da Itália, nº 20, Centro. Tel:(73)3525-9525;
Juazeiro:
Av. Dr. Rodolfo Viana, s/n, Shopping Águas Center. Tel: (74)3611-4851;
Vitória da Conquista:
R. Rotary Club, nº 107, Centro. Tel: (77)3424-1277.

Liguei pra lá semana passada e agendei um serviço de diarista para o dia seguinte sem nenhuma dificuldade. A profissional cumpre a carga horária de oito horas, das 8 às 17h, (são super pontuais) e com 1h de descanso para o almoço, que elas são orientadas a levar. O valor da diária é de R$58,60 e o transporte é por conta delas. Elas chegam com uma carta de encaminhamento com a descrição do que foi contratado, valor a ser pago e referências do cadastro no PATRA. 
Apesar de sabermos que mesmo com todo cuidado algo de ruim pode acontecer, já me dá uma sensação de segurança muito maior ter na minha casa um profissional que se caso haja algo de errado eu possa fazer queixa ou dividir a responsabilidade com alguém.
Caso o serviço ou a postura do profissional não lhe agrade, você pode ligar para o PATRA e dar sua opinião. Se quiser ficar com a mesma diarista sempre ou mudar toda semana, é também uma opção nossa. Ótimo não é?
No primeiro dia me atrasei no trabalho para aguardá-la, queria apresentar a Simba (meu cachorro), ver se sentia empatia por ela e explicar direitinho as atividades, gostei, não me arrependi.
Até encontrar a minha fixa, vou contratando minha ajuda pelo PATRA, mais cômodo, seguro e com o preço de mercado, para algumas regiões até mais baixo do que o de mercado.

Vale a pena tentar.

Beijos,

Nathalie

29 comentários:

  1. Boa noite Nathalie,

    O que você achou da diarista do Patra, é seguro contratar?

    Lia

    ResponderExcluir
  2. Obrigada. Só através do seu blog, conseguir o número deles e conseguir o agendamento.

    ResponderExcluir
  3. eu gostaria de me candidatar, como faço?

    ResponderExcluir
  4. Na maiaoria das vezes são pontuais e competentes. Contudo, quase todas elas estão aplicando um critério que não é o correto. Dizem que não usam o horário de almoço e descanço e que tiram direto, o que não é verdade e nãqo é o que está no contrato. Acho que o PATRA deveria orientá-las para pararem com essa prática.

    ResponderExcluir
  5. contrato há mais de 7 anos pelo PATRA. Gosto muito.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!
    Gostaria de saber valor atual da diária.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, o valor da diaria de uma faxineira e de uma serviço gerais são 87,00 e nos feriados 105,00. Contratei e gostei muito.

      Excluir
  7. Sim, qual o valor atual da diária?

    ResponderExcluir
  8. QUAL O VALOR DA DIÁRIA PARA CONGELAMENTO? E FAXINA?

    ResponderExcluir
  9. QUAL O VALOR DA DIÁRIA PARA CONGELAMENTO? E FAXINA?

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Valmira estou a procura de trabalho fixo ou até mesmo diariS obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Qual o valor da diária para um ateliê de costura?

    ResponderExcluir
  12. Ola! Boa noite,
    Como me cadastrar para ser uma diarista?
    Meu nome e Jordânia Brito
    Jordania-se@hotmail.com
    Aguardo um retorno,obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde tenho interesse em mim escrever como faço

    ResponderExcluir
  14. Como faço pra me escrever tenho muito interesse,e não vir opções para fazer o cadastro.

    ResponderExcluir
  15. Quero trabalhar de diarista como faço?

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde ...o patra não oferece oportunidades para quem quer trabalhar em escolas e creches não? Eu estou em buscar de trabalho nessas áreas:creches ,escolas; como auxiliar de disciplina.como zeladora,merendeira,etc,tenho ensino médio completo...fiz cursos no Senac Camaçari..tenho condições fizicas eu emocional para exercer essas funções com dsposicadi para aprender e por em prática novas oportunidade.Agradeço desde já vossa atenção

    ResponderExcluir
  17. Bom dia qual o valor da diária pra limpeza de 2019?

    ResponderExcluir
  18. Quero trabalhar de diarista .na cidade de canoas RS .meu nome .Marilene fn 993261795

    ResponderExcluir
  19. Quero trabalhar na cidade de Salvador de diarista

    ResponderExcluir
  20. Como me cadastrar para diarista pelo patra

    ResponderExcluir
  21. Quero muito trabalhar na cidade de salvador
    Estou agoniada desempregada, pagando Aluguel, e não sei oque fazer.
    (71)986785481
    (71)996089355
    Por favor mim ajude preciso muito trabalha.

    ResponderExcluir
  22. To aprocura de emprego ou diaria 982753676

    ResponderExcluir
  23. 982753676 procuro emprego ou fachjna

    ResponderExcluir
  24. Ola bom dia eu mim chamo Eliana mim encontro desempregada é estou em busca de uma vaga na área de empregada doméstica ou diarista tenho experiência comprovada em carteira estou no agurdo obrigado

    ResponderExcluir
  25. Boa noite,eu sou Marleide, estou desempregada,tenho experiência de cozinheira já trabalhei em restaurante e auxiliar de higienização,experiência no hospital.comprovado na carteira.
    Faço faixinas,babá,etc.
    Fiz curso de copeira dietista , costureira e outros.
    Mas faço faixina,

    ResponderExcluir