domingo, 20 de janeiro de 2013

Parto Normal - Opinião Pessoal

Desde que descobri que estava grávida sabia que o melhor pra mim seria ter um parto normal, a princípio sem entender direito o porque, já que tenho tanto medo de sentir dor.
Partia do seguinte raciocínio: No parto cesárea, eu marco uma data, cômoda pra mim e meu médico, sem entender direito se aquele é o melhor momento ou maturidade para o personagem principal dessa história, o bebê. Ele está pronto, isso é o melhor pra Ele
No parto cesárea ele é tirado do nosso útero, sem nenhuma preparação prévia para isso. O parto normal pra mim soa muito mais suave e dentro dos parâmetros ideais para as minha convicções. Eu e meu bebê faremos as coisas ao nosso tempo, esse pra mim é o tempo certo. Ele terá o tempo de entender e se preparar para vir ao mundo, seu pulmão vai treinar a respiração antes de de fato respirar sozinho, meu corpo produzirá sozinho e naturalmente toda a ocitocina necessária para a construção dos nossos vínculos, diferente da cesárea.
Entre essas e outras reflexões que fizemos (meu marido tem participado ativamente dessa busca) chegamos a conclusão que a cesária é maravilhosa, para quem por alguma impossibilidade médica não consiga parir natural, fora isso, não passa pela minha cabeça programar meu parto. Deus permita que eu e Bernardo consigamos isso juntos.

Respeito muito a decisão das mulheres que optam em ter seus filhos de parto cesárea. Entendo que o melhor parto é o que a mãe se sinta segura e confortável, e se para se sentir assim, ela vai optar por uma cesárea, que seja respeitada a sua vontade. Só penso que antes de tomar uma decisão tão importante sobre o começo da história de seu filho, pesquise, leia, entenda todo o universo pró e contra as duas opções. Se embase, entenda, se aprofunde. A dor é relativa, a recuperação é relativa, o medo é relativo...

Uma doula (acompanhante de parto) que estou mantendo contato, talvez ela acompanhe o meu parto, me enviou dois vídeos sensacionais que valem a reflexão, espero que ajudem a direcionar a decisão de vocês. E se a decisão já estiver tomada, que sirva como uma reflexão sobre um tema tão especial.

O Futuro do Nascer - Sala de Notícias (Futura)
Vale prestar atenção na referência que cada um dos entrevistados, pesquisei sobre todos no Google e a credibilidade e formação de cada um é inquestionável.



Trailer do documentário O Renascimento do Parto:
Lindo relato da esposa do Márcio Garcia, emocionante.



Espero que gostem!

Beijos,

Nathalie

Nenhum comentário:

Postar um comentário