quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Peso x Saúde x Gestação

Como já disse aqui, algo que muito me preocupou no início da gravidez foi o meu peso. Como minha gestação não foi planejada, eu estava numa fase de muita correria de trabalho, ritmo acelerado, comendo muito mal e praticando zero de exercício físico. Saldo negativo de IMC de 28,8, ou seja, sobrepeso além de 10kg acima do meu peso ideal. 
Senti um certo pânico, eu imaginava, que se não regulasse a alimentação e organizasse o meu metabolismo  a meu favor corria sério risco de ter uma gravidez com obesidade, pressão desregulada, riscos de diabetes gestacional além de tornar muito mais difícil a volta a forma após o parto.

Com essas dúvidas conversei muito com meu GO pra entender tudo que eu podia fazer pra evitar ao máximo o ganho de peso, mantendo eu e o meu filho saudáveis até o fim da gravidez.
Primeiro ele me explicou que é inevitável, não dá para não engordar estando grávida, mas o ganho de peso ideal vai do IMC que a mulher tinha mulher ao engravidar, quanto maior o peso, menos se deve engordar nos nove meses. Vice e versa, se você engravidou muito magra, o ideal é ganhe mais peso para suprir as necessidades do seu corpo, que precisa de uma maior fonte de energia pra que o bebê cresça saudável.

Primeiro é necessário entender e calcular o seu IMC:

Como calcular seu IMC (Baby Center)

É importante saber seu IMC de antes da gravidez porque, quanto maior o IMC inicial,menos a mulher deve engordar na gestação. O IMC deve ser calculado em relação ao peso e à altura de antes da gravidez. O cálculo do índice de massa corporal é feito da seguinte forma (se não quiser quebrar a cabeça com contas, use nossa calculadora do IMC): 1. Multiplique sua altura em metros por ela mesma (1,60 ao quadrado, por exemplo, que dá 2,56). 2. Divida seu peso em quilos por esse número. Se você pesa 60 kg, o IMC será 60 dividido por 2,56 = 23,43. O IMC é classificado da seguinte forma: IMC de menos de 18,5 - Abaixo do peso IMC de 18,5 a 25 - Ideal IMC de 25 a 30 - Acima do peso (sobrepeso) IMC de 30 a 40 - Obesidade IMC acima de 40 - Obesidade severa

Com esse número na mão, entenda qual o ganho ideal para sua faixa:

O IMC pré-gravidez determina o quanto você deve engordar (Baby Center)
A recomendação de especialistas é que as mulheres calculem o ganho de peso ideal com base no IMC de antes da gravidez. Quanto mais acima do peso a mulher estiver antes de engravidar, menos ela deve engordar na gestação.
  • IMC inicial de menos de 18,5 -- ganho de peso ideal: 13 kg a 18 kg.
  • IMC inicial de 18,5 a 25 -- ganho de peso ideal: 11 kg a 16 kg.
  • IMC inicial de 25 a 30 – ganho de peso ideal: de 7 kg a 11 kg.
  • IMC inicial acima de 30 – ganho de peso ideal: de 5 kg a 9 kg.
Obs.: Para mulheres de menos de 20 anos, o recomendado é engordar o maior número de quilos dentro da faixa de peso ideal para seu IMC.

Pra aonde vai o peso que ganhamos:


Eu engravidei com 28,8 de IMC (sobrepeso), e devo engordar de 7 a 11kg no máximo. Fiz minha meta, engordarei até 7kg e ponto final! rs Não quero passar uma gravidez com paranóias com relação a peso, mas quero ter a consciência tranquila que estou fazendo o melhor pra minha saúde e a do meu filho. Para você, que tinha uma bela alimentação como a minha (NOT!), o primeiro passo é ter muita força de vontade, procurar um nutricionista e conversar com seu GO sobre a prática de atividades físicas. Com uma dieta balanceada em mãos e o ok do seu médico, o único caminho é se aplicar na busca de uma vida saudável e plena! Sua vida e seu bebê agradecem.
Estou com 25 semanas, chegando no sexto mês e muito feliz com os resultados obtidos, estou 2kg mais magra do que quando engravidei. Não fiz regime em nenhum momento, apenas fui radical com relação ao consumo de frituras, açúcar,  gorduras e refrigerantes. Troquei as porcarias por frutas, vegetais e integrais. Como de 3 em 3 horas (levo várias marmitinhas com os lanches em uma sacola térmica pra todo canto). Sou fiel a minha caminhada, pilates e drenagem linfática. Em alguns momentos me permito sim, a uma fatia de torta, de pizza, com muito bom senso e fazendo compensações.
Nunca levei essa missão tão a sério, tenho certeza que após o nascimento de Bernardo não vou perder o foco, pois o bem estar que um bom estilo de vida trazem é melhor do que qualquer guloseima desmedida!


Dicas do Baby Center para controlar o peso sem exageros:

O que fazer para tentar controlar o peso (Baby Center)

Não precisa se estressar com a alimentação. Seja razoável e fique com a consciência tranquila. Uma mulher grávida precisa de cerca de 2.000 calorias por dia, reforçando com 200 calorias extras no último trimestre. Uma alimentação sensata é a que tem cinco porções de frutas, verduras e legumes por dia, e alimentos de todos os grupos:
  • Capriche nas proteínas: carne, peixe, ovos e grãos.
  • Você vai precisar consumir cálcio, presente principalmente nos derivados de leite.
  • Um pouco de gordura também é necessário. Prefira as gorduras não-saturadas, como as presentes nas castanhas (amêndoas, castanha de caju) e no azeite. Os derivados de leite e as carnes também fornecem a gordura de que você e o bebê vão precisar.
  • Coma também carboidratos, como pão, macarrão, arroz, feijão e cereais em geral. Produtos integrais são melhores que os feitos com farinha branca. Além de mais saudáveis, os produtos integrais prolongam a sensação de saciedade.
Não há problema em comer um chocolate de vez em quando, mas não se esqueça de que quase tudo o que você engordar na gravidez vai continuar no seu corpo por um tempo depois que o bebê nascer. Emagrecer logo depois do parto não é lá muito fácil. Em resumo:

Mãos à obra gravidinhas. Quando estamos saudáveis tudo melhora. A resistência, a pele, o corpo, o humor, auto estima, vida sexual, produtividade! Meu sonho é chegar aos nove meses andando normal, sem inchaços e limitações, afinal, é possível!!

Beijos,

Nathalie

Nenhum comentário:

Postar um comentário